Thursday, March 25, 2004

Psicologias invertidas

Fui com a Ana ao psicólogo. Ele disse-lhe que ela precisa de psicanálise.
Não gostei dele. Trinta anos, mais coisa menos coisa, ar de engatatão.
Esticou-se na cadeira enquanto ela lhe contava que há oito anos que vive com o Osvaldo e que dormem em quartos separados. Ele olhava-a. Consigo adivinhar-lhe os pensamentos. Olhou-me de lado. Perguntou-me a profissão.
Levantou os olhos, disse que era seguidor dos psicalistas, falou de teorias. A Ana pagou 50 euros. Foi para casa a chorar. Merda de vida.
Hoje é dia de primavera. O Douro está cinzento, não sei se é da cor ou desta minha falta de vontade de o colorir.
Se não tivesse detestado tanto o psicologo da Ana esta tarde tinha-lhe telefonado e corrido para o consultório em busca de um divã.
Lembro-me deste dia, deste preciso dia, mas do ano passado. Deito-me no meu divã e choro-te.
Vou telefonar ao psicólogo da Ana.

Matilde


No comments: